Para acessar à restituição do Imposto de Renda, o usuário deverá digitar um código de acesso fornecido na página da Receita ou informar o certificado digital que pode ser solicitado por uma autoridade habilitada. Para gerar esse código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das suas declarações dos últimos dois anos. Os interessados poderão acessar o documento no site do e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
É importante que você saiba também quem deve declarar o Imposto de Renda 2022.
De acordo com especialistas, regularizar a situação usando o e-CAC poderá evitar futuros problemas. Um dos erros mais comuns é a confusão que alguns contribuintes fazem, muitas vezes ao invés de ser restituído ele deverá pagar impostos, essa confusão gera custos extras como multa e juros. Por esse motivo é importante fazer as devidas correções assim que elas forem identificadas.
O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de abril, sendo que a previsão da Receita é que sejam entregues mais de 25 milhões de declarações. As Restituição do Imposto IRPF 2022 começam a ser liberadas em lotes, de acordo com a ordem de envio das declarações.
Os contribuintes que ainda estão com dúvidas sobre como preencher o Imposto de Renda Pessoa Física poderão contar com uma nova ferramenta virtual, o Wiki IR.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e contou com a parceria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento do Paraná. O portal conta com um banco de dados composto por mais de 3 mil questionamentos, todos com respostas bem explicadas sobre a legislação que rege as normas do IRPF no país.
Além de tirar as possíveis dúvidas dos contribuintes, a ferramenta também oferece auxílio para as pessoas que sentirem dificuldades em preencher corretamente todos os campos fornecidos pelo sistema de Restituições da Receita Federal.
Outro benefício do Wiki IR é com relação à possibilidade de envio de perguntas caso o usuário não encontre respostas para as suas dúvidas. Todas as perguntas enviadas serão analisadas por uma equipe de tributaristas e técnicos que compõem o corpo de funcionários do IBPT e Sescap – PR. E para facilitar ainda mais a navegação, diariamente são destacados no portal os assuntos mais buscados pelos usuários.
Vale lembrar que o prazo de entrega do imposto de renda vai até o dia 30 de abril. Quem não entregar a sua declaração até o prazo, terá de acertar as contas pagando uma multa pesada sobre o valor devido do imposto. Muitos especialistas recomendam enviar a declaração, mesmo com erros dentro do prazo, e depois solicitar a correção dos dados aferidos.